segunda-feira, 21 de julho de 2008

A doutrina BATISTA da eleição - CBB


A tendência chamada minimalista, que olha a questão de cima, a partir da soberania de Deus, e nega toda a possibilidade da liberdade humana, de consciência livre e escolha. A tendência chamada maximalista, que olha a questão de baixo, a partir de nossa humanidade, e não vê limitação à possibilidade do ser humano responder de forma livre ao chamado de seu Criador. Mas há uma superação dialética dessa contradição, que defende que o ser humano pode e deve apoiar sua resposta à eleição e ao chamado de Deus em sua liberdade de ação e consciência, assim como no uso da razão, embora tal processo deva ter como ponto de partida a revelação.


Vamos analisar, então, o pensamento doutrinário batista: "Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça". Antes da criação do mundo, Deus, no exercício de sua soberania divina e à luz de sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação. Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o livre-arbítrio de cada um e de todos os seres humanos. A salvação do crente é eterna. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus. Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação".


Reconhecemos que existe uma tensão entre infinito e finito, entre o que está em cima e o que está embaixo. Mas, para nós batistas, a doutrina da eleição é uma síntese, que equilibra a tensão. Dessa maneira, segundo Sua graça imerecida, Deus opera a salvação em e através de Cristo, de pessoas eleitas desde a eternidade, chamadas, predestinadas, justificadas e glorificadas à luz de Sua presciência e de acordo com o livre arbítrio de cada um e de todos. [Veja os seguintes textos: I Pe 1.2; Rm. 9.22-24; I Ts 1.4; Rm. 8.28-30; Ef. 1.3-14].


E assim a doutrina batista apresenta seus quatro pontos: 1. Todos são eleitos. 2. Deus opera a salvação em e através de Cristo pelo favor imerecido de sua graça. 3. Deus é pré-ciente. 4. De acordo com o livre-arbítrio, desde a eternidade, Deus elege, chama, predestina, justifica e glorifica.


Nós batistas entendemos que salvação implica em regeneração, que é ato inicial em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido. É obra do Espírito Santo, quando o pecador recebe o perdão, a justificação, a adoção de filho de Deus, a vida eterna e o dom do Espírito Santo. Neste ato de regeneração, o novo crente é batizado com o Espírito Santo e é por ele selado para o dia da redenção final, liberto do castigo eterno de seus pecados.


Há duas condições para o pecador ser regenerado:. arrependimento e fé. O arrependimento implica em mudança radical do homem interior, que significa afastar-se do pecado e voltar-se para Deus. A fé é a confiança e aceitação de Jesus Cristo como Salvador e a total entrega da personalidade do pecador a Ele. Nessa experiência de conversão o ser humano perdido é reconciliado com Deus, que lhe concede perdão, justiça e paz.9 Assim, a partir da consistência ontológica do humano, somos levados à necessidade de uma análise antropológica para a teologia. Quando descartamos a reflexão sobre o ser humano a quem Deus fala, temos um discurso meramente ideológico, distanciado do homem e da mulher verdadeiros e da realidade em que vivem e transformam. Temos, então, um ser humano-mito, onde os fatos natural e histórico transformam-se em alegoria. O pressuposto fundamental dessa reflexão antropológica para a teologia é a imago Dei, que traduz a verdade de que a compreensão de Deus, através de seu Cristo, leva à compreensão do ser humano e de sua razão de existir. Não se trata de conhecer o ser humano para conhecer a Deus, porque o homem não é Deus, mas o contrário. Nesse sentido, a antropologia correta parte da revelação. Não utilizamos o conceito do teólogo Tomás de Aquino de analogia em seus dois sentidos, como se fosse possível ao homem conhecer a Deus a partir de si próprio, mas acreditamos que as necessidades e anseios do espírito humano apontam para aquilo que ele perdeu.


Soberania e Onisciência
A Eleição que cremos é baseada na Soberania e na Onisciência.A Bíblia nos ensina que Ele (O Nosso Deus) é o Início e o Fim, o Alfa e o Ômega.Ele por sua Onisciência sabe quem ira se salvar e quem se perderá, mas deu ao Homem o direito de escolher.


Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira


VI - Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça. Antes da criação do mundo, Deus, no exercício da sua SOBERANIA DIVINA e à luz de sua presciência de todas as coisas, elegeu, chamou, predestinou, justificou e glorificou aqueles que, no correr dos tempos, aceitariam livremente o dom da salvação. Ainda que baseada na soberania de Deus, essa eleição está em perfeita consonância com o LIVRE-ARBÍTRIO de cada um e de todos os homens. A SALVAÇÃO DO CRENTE É ETERNA. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus. Nenhuma força ou circunstancia tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. O novo nascimento, o perdão, a justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação.
Gn. 12.1-3; Ex 19.5,6; Ez 36.22,23,32; I Pe 1.2; Rm 9.22-24; ITs 1.4 Rm 8.28-30; Ef 1.3-14; 2Ts 2.13,14 Dt 30.15-20; Jo 15.16; Rm 8.35-39; I Pe 5.10 ,Jo 3.16,36; Jo 10.28,29; I Jo 2.19 Mt 24.13; Rm 8.35-39 Jo 10.28; Rm 8.35-39; Jd 24

2 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo,a Palavra me diz em Mt.15:8- Que adianta falar de Deus com os Labios se seu coração esta longe.2ªTm 4:1- nos ultimos dias alguns abandonarão a fé e darão atenção a espirítos enganadores... Amado se for assim nós estamos brincando de Salvação. Hoje eu asseito a Cristo e amanhã eu vou prostituir etc. A Palavra me dis que o senhor importa que seus adoradores o adorem em espirito e em verdade.

Anônimo disse...

Faltou apresentar que o texto acima foi copiado do artigo do Pr. Jorge Pinheiro "A Doutrina da Eleição
Calvinismo, Arminianismo e o Equilíbrio da Doutrina Batista" - http://www.arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article&catid=164%3Apr-jorge-pinheiro&id=808%3Aa-doutrina-da-eleicao&Itemid=28